Arexvy é a primeira vacina aprovada para prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em adultos com 60 anos ou mais. O VSR, até então mais conhecido por afetar lactentes, também representa risco significativo para idosos, podendo causar bronquiolite, pneumonia, exacerbações de doenças pulmonares crônicas e hospitalizações. A vacina Arexvy foi desenvolvida com tecnologia recombinante e aprovada em diversos países, incluindo o Brasil, como medida eficaz de proteção para a população idosa.

Idosos com 60 anos ou mais, especialmente:

  • Portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Pessoas com asma grave, insuficiência cardíaca congestiva ou doenças pulmonares intersticiais;
  • Indivíduos com histórico de infecções respiratórias graves;
  • Moradores de instituições de longa permanência.
  • Pessoas com alergia grave a qualquer componente da vacina;
  • Indivíduos com febre alta ou infecção ativa devem adiar a vacinação;
  • Em caso de reações alérgicas anteriores a vacinas recombinantes, é necessária avaliação médica prévia

Arexvy é uma vacina recombinante com adjuvante, desenvolvida para induzir resposta imune contra a proteína F do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) na sua forma pré-fusão, a mais associada à infecção nas vias respiratórias inferiores. Sua aplicação reduz o risco de bronquiolite, pneumonia, hospitalizações e exacerbações de doenças pulmonares crônicas causadas pelo VSR. A resposta imunológica ocorre de forma robusta, mesmo em idosos, proporcionando proteção sistêmica e local (nas vias respiratórias).

Previne doenças respiratórias causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em adultos com 60 anos ou mais, incluindo bronquiolite, pneumonia, exacerbações de DPOC e asma, além de hospitalizações e desfechos graves relacionados à infecção respiratória por VSR. A vacina é especialmente importante durante o outono e inverno, quando a circulação do vírus aumenta.

A vacina é administrada por via intramuscular, geralmente no braço (músculo deltoide), por profissional de saúde habilitado.

A Arexvy é aplicada em dose única anual, especialmente indicada antes do início do período de maior circulação do VSR. A necessidade de reforços em anos seguintes ainda está sendo avaliada conforme diretrizes das autoridades de saúde.

A vacina contém a glicoproteína F do VSR na forma pré-fusão recombinante, associada a um adjuvante à base de AS01E, que potencializa a resposta imune. Não contém vírus vivo, sendo segura para idosos e imunocomprometidos leves, sob orientação médica. Pode conter traços de sais de alumínio, estabilizantes e excipientes.

  • Adiar a vacinação em caso de febre ou infecção respiratória ativa;

  • Informar o profissional de saúde sobre uso de imunossupressores ou histórico de reações alérgicas;

  • Observar o local da aplicação e o estado geral por até 48 horas;

  • Hidratar-se bem e utilizar analgésicos simples se houver dor local ou febre.

  • Reações leves: dor no local da aplicação, vermelhidão, inchaço, fadiga, dor de cabeça;

  • Reações moderadas: febre, calafrios, dores musculares, náuseas;

  • Reações graves (raras): reações alérgicas severas, episódios de falta de ar, dor torácica ou sintomas neurológicos — exigem atendimento médico imediato.

Conteúdos que acolhem, informam e caminham com você na maternidade.

Você foi inscrito com sucesso! Oops! Algo deu errado, tente novamente.

© 2025 De Mãe para Mãe. Todos os direitos reservados. 

× Fale conosco